sábado, 1 de setembro de 2012

A Cruz

Boa noite, pessoal. Estamos aqui novamente trazendo para vocês um dos melhores conteúdos sobre símbolos e simbologia da net.

Hoje, vou falar um pouco sobre um símbolo importante... Talvez o mais importante de todo o Ocidente Cristão: A Cruz!

Muitos conhecem esse ícone da religiosidade popular, que é carregado por crstãos católicos, ortodoxos e protestantes com orgulho e pompa. Entretanto, o que nem todo mundo sabe, é que nem todas as cruzes são iguais, e que mesmo os ramos acima citados (somando 95%, mais ou menos, de toda a chamada Cristandade) não compartilham do mesmo formato de cruz.

Mas afinal? De onde veio esse símbolo e quais são as outras cruzes?
 Originalmente, a cruz servia como um símbolo religioso, mas de medo e opressão, e seu uso mais extenso enquanto símbolo de terror foi com os romanos, quando era usado como execução sumária de condenados a morte por traição, deserção, ou rebelião ao estado.

E foi como um símbolo de opressão, terror, morte, que os cristãos conheceram tal instrumento. Logo após a morte de Jesus, alguns dos primeiros cristãos começaram a representá-lo crucificado, e esta imagem acabou se tornando um ponto de referencia para todos os cristãos sobre aquele que Deus, o Pai, mandou ao mundo para pregar Suas Lei e Justiça, acabando por ser entregue aos vís... Em uma cruz.

Apesar de ser símples, o significado dado a ela pelo cristianismo é altamente complexo e quase que meta-físico. Ele apresenta duas astes: Uma horizontal e uma vertical:

  1. Aste vertical: Representa a evolução, Deus que nasce entre os homens e se torna Homem, para com eles viver e por eles se sacrficar, e o caminho dos homens para a santificação, se tornarem Deus, (entretanto não como o Pai). É a representação da Atemporalidade.
  2. Aste horizontal: Representa o ciclo do tempo. É o inicio, o meio e o fim da História dos homens. 
A aste vertical ao cruzar com a horizontal, mostra básicamente Deus "intervindo" na história, Deus se revelando enquanto tal e revelando Seu projeto na história, mas sem intervir diretamente na vida dos homens.


A única coisa que difere a Cruz Ortodoxa da Cruz comum esta no fato de ela ter um pedestal caido mais abaixo. Segundo os ortodoxos em geral, ele seria o apoio dos pés de Cristo, e esta, por sua vez, seria a respresentação mais próxima possível da cruz verdadeira.


Também a chamada Cruz Anglicana tem sua história. É usada para representar a Igreja Anglicana. Esta vertente do cristianismo foi criada pelos idos do século XVI, quando o Rei Henrique VIII queria que o Papa anulasse seu casamento com Catarina de Aragão para que pudesse se casar com a espanhola, Ana Bolena. Entretanto, o Papa se recusou, uma vez que é proíbido se divorciar ou se separar dentro do catolicismo (até hoje), e na época, com a ascenção do Protestantismo, realizado por Martinho Lutero, com todo o questionamento por ele feito, o rei declarou que a igreja da Inglaterra estava oficialmente separada de Roma, com ele mesmo sendo seu lider e chefe supremo religioso. Essa tradição religiosa, do rei (ou rainha) ser chefe da Igreja Anglicana perdura até os dias de hoje.

Antes de ser usada pelos Anglicanos e católicos ingleses, ela é um símbolo celta. E como a Igreja Anglicana se denomina uma Igreja Celta, dentro de uma nação, de uma cultura e tradições celtas, este acabou se tornando o símbolo máximo da denominação.

Essas são as história mais conhecidas sobre esse símbolo. Porém, ela tem lá suas controvérsias também. Segundo alguns historiadores e pesquisadores, este também poderia ser o símbolo do culto realizado pela seita dos Orficos, e de tantas outras religiões antigas e de Mistéiros desde antes da Antiga Roma. Entretanto, tais suposições ainda são apenas suposições, não sendo provado lá muita coisa até os dias de hoje.

Curiosidade


Satanistas e cristãos mal-informados  em geral irão me crucificar depois do irei escrever agora.

Este, moças e rapazes, não é um símbolo satanico. Não, você não leu errado, ele NÃO É UM SÍMBOLO SATÂNICO!

Ele, assim como tantos outros, é a Cruz na qual São Pedro, lider dos apóstolos, fora crucificado, em Roma.

Segundo a Tradição Católica (e não, isto não esta na Bíblia), Pedro, quando preso e condenado pelos romanos, pediu que não o crucificassem como seu mestre, pois se sentia indigno de morrer da mesma forma. Logo, pediu para que seus executores o fizessem com ele de cabeça para baixo.

Então, queridos pretensos satânistas que andam com uma cruz invertida a torto e a direito por ai: Vocês não estão exibindo um símbolo contrário a fé cristã. Vocês estão exibindo um símbolo EXATAMENTE cristão.

Um detalhe importante que convém ser adicionado aqui também, é que não somente este, ou o Baphomet de Elíphas Levi, não são satanistas, como vários outros também não o são. E eles serão mostrados aqui neste blog, também... Apenas continuem acompanhando e verão quais.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário