sábado, 27 de outubro de 2012

A Árvore da Vida

Olá, povo do meu Brasil varonil! Desculpem por não ter aparecido por tanto tempo. Tenho estado bem ocupado ultimamente pois estou trabalhando, fazendo cursos e só tendo algumas horas de sono regulares. Por isso, tenho tido pouco tempo para desenvolver os símbolos que tenho planejado expor aqui já a bastante tempo.

E falando em símbolos, hoje tenho um especial para vocês: A Árvore da Vida.

Esta árvore é tida como a Árvore qual que Adão e Eva comiam durante sua estadia no paraíso. Expandindo nossa área de visualização, podemos ver tal arquétipo em diversas outras culturas, religiões e mitologias espalhadas planeta a fora, além dos judeu-cristãos:
  • como os gregos e celtas/germanicos e seu Carvalho Sagrado;
  • entre os nórdicos com sua Yggdrasil;
  • os budistas com a árvore Bô;
Entretanto, o que é, de fato, tal Árvore? O que ela quer dizer? O que ela quer passar? Qual seu propósito? Vamos descobrir, agora.

Não existe uma origem documental do símbolo. Sabe-se apenas que já na antiga Suméria ela é citada, sendo considerada como a árvore que os deuses se alimentam. É desta época que se fala que, o mortal que comesse de seu fruto, seria tornado imortal, logo, um novo deus, e por isto, seu fruto seria proibido pra qualquer um que não fosse imortal.

Esta lenda acabou sendo exportada para outras culturas as quais tinham contato com ela, e posteriores que acabaram assimilando estas mesmas.

Entretanto, sua simbologia será enriquecida por completo no judaísmo, mais exatamente na Cabala, que é a corrente mística do judaísmo. Todas as outras culturas vêem suas árvores sagradas de uma maneira semelhante, mas nenhuma delas verá ela como vê a Cabala.

 Árvore da Vida mais detalhada

A imagem acima tem uma representação bem avançada do que seria a nossa tão citada Árvore. O que vemos são 10 esferas, chamadas Sephirot. Entre Kether e Tiphareth, temos uma séphirah (singular de Sephirot) que é oculta, chamada Da'at. Lógicamente, você não devem estar entendendo lhufas pois não foram introduzidos com as origens de tais nomes e os conceitos que ainda estão por vir. Então, vamos lá:

A Cabala é, como dito antes, o misticismo judaico. Ela tráz interpretações alegórico/misticas da Torah, que para quem não sabe, é o Pentateuco da Bíblia, ou seja, os 5 primeiros livros do Velho Testamento. Seu nome vem da raiz hebraica K-B-L que quer dizer "receber", em outras palavras, indica antes uma tradição, do que apenas um sistema místico.

A Árvore da Vida, como aqui representada vem nos mostrar, nesse sentido, a síntese perfeita de tudo o que existe neste mundo, podendo ser aplicada em diversas formas de análise, desde a própria mente/consciencia humana, o universo, o homem em si, e até mesmo ao próprio Deus/Divino.

Tudo é representado pelas esferas, onde cada uma tem um número específico de contagem (que influencia em sua explicação), e um significado diferente, que varia muito de esfera para esfera.

Posteriormente, estarei explicando minuciosamente sobre cada esfera. Por enquanto, estarei me limitando a colocar o nome transliterado do hebraico e seu significado próximo em portugues:

  1. Keter - Coroa
  2. Chokmah - Sabedoria
  3. Biná - Entendimento
  4. Chessed - Misericórdia
  5. Gevurah - Rigor
  6. Tiphareth - Beleza
  7. Netzach - Vitória
  8. Hod - Glória
  9. Yessod - Fundamento
  10. Malkut - Reino
Além disso, temos também os 22 caminhos da Árvore da Vida, representadas pelo Aleph-Beit, o alfabeto judaico. Cada letra, possui um significado, que no Ocidente fora traduzido como os Arcanos Maiores do Tarot.

Os Arcanos Menores representam as 10 esferas em cada um dos quatro reinos de influencia diferentes, baseados nos 4 elementos.

Uma boa representação deles esta na postagem sobre Os 4 Elementos.

E onde entra a astrologia? Entra na ideia de que, no último elemento, Terra, temos as esferas, de Malkuth até Biná, sendo representados pelos 7 Planetas Regentes astrológicos. Chokmah é representada pela união de todo o Zodiaco, e Keter, como o Primum Mobile, ou, o primeiro movimento, os primeiros passos.

Passando Malkuth, temos o Ein Sof Aur e suas transfigurações, mas não temos conhecimento suficiente para isso.

Um algo interessante, é que a ciência da Física Quantica, tem admitido que o Universo não tem apenas 3 dimenções, mas 11, sendo que são 10 dimensões + o Tempo, incontado. Mas que coisa, não? 

Bom, espero que tenham gostado deste post introdutório ao assunto, que é um dos mais complexos que se tem notícia.

Até mais!

Um comentário: