sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O Coração

Eis-me aqui novamente, meus queridos amigos e amigas. Espero que esterjam gostando de nossos posts e informações aqui apresentadas.

Hoje venho trazer mais um símbolo popular, e bem antigo, conhecido como o símbolo do romance, do amor e da paixão: O Coração.

Porém, o que ele tem de comum, de conhecido, tem também de incomum e de desconhecido, misterioso. Afinal de contas, onde e quando este símbolo surgiu e começou a ser utilizado?


Não parece, mas este desenho foi inspirado em um canji japones baseado nos corações dos répteis, que é de três camaras (tricavitário).

Posteriormente, o símbolo foi importado para o Ocidente, durante as Grandes descobertas e fora redesenhado para a imagem atual, que é uma forma mais simples de sua representação.

O modelo do réptil foi utilizado por 3 simples motivos:
  1. Os antigos orientais tinham a noção de que os órgãos humanos seriam semelhantes aos dos animais, e por essa causa acabram considerando que nosso coração seria também semelhante ao dos répteis;
  2. Os dragões, animais sagrados dos chineses e japoneses são répteis que símbolizam força e energia, e seriam por isso a própria síntese da vida.

 Filosofia

 Um algo que não podemos ignorar é a mensagem que vem por trás deste símbolo, temido por diversas categorias de pensadores, inclusive governos e ideologias inteiras!

As religiões judaico-cristãs ocidentais não julgam conveniente seguir as paixões do coração pois seriam terríveis e enganadoras. O budismo diz que devemos ignorar os desejos do coração se quisermos conseguir a iluminação.
 
Atualmente, a sociedade underground, formada por jovens pensadores e pessoas com uma certa influencia de Freud, prega e ensina que devemos seguir o que nosso coração manda. Que não devemos ignorar os desejos de nosso coração, ou iremos padecer de graves problemas psicológicos.

De qualquer forma, só com estas duas considerações podemos entender o que de tão profundo e importante este símbolo quer nos passar: Imaginação, desejo, intuição, felicidade, amor... E tudo isto pode acabar com sociedades inteiras, ou unir povos completamente distintos dependendo de como tais energias são utilizadas.

O coração, segundo a sabedoria popular, fica do lado esquerdo peito. Tradicionalmente, os lados esquerdo e direito possuem implicações religiosas fortissimas: O lado direito, é o lado da ordem, enquanto o esquerdo seria o do caos. Entretanto, medicamente falando, o coração em realidade esta situado ao centro do peito, levemente inclinado para a esquerda.

Podemos agora entender o porque de seus viéses, de suas inclinações a quase sempre nunca seguir a razão. O coração de fato não é nem um pouco racional. Ele sempre procura vias complicadas e dificeis, se não impossíveis, para satisfazer seus desejos, estes que nem sempre condizem com a ordem em que cada pessoa vive. Por essa e por muitas outras, é que se diz que "o amor é cego" e que "o coração é burro".

Sinceramente, a esta altura do campeonato não tenho múnus intelectual suficientepara falar sobre o intelecto deste que é um dos símbolos (se não o mais) transcendente dentre todos, pois estrapola todo sentido de profundidade que podemos compreender sobre nosso coração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário